TREINO EM CASA
Nos tempos que correm com a entrada do Corona Vírus nas nossas vidas tudo mudou. Novos hábitos que se tornaram obrigatórios, se recuássemos somente dois anos estes parecer-nos-iam impensáveis, porém tornaram-se prática comum. Refiro-me ao uso da máscara, à necessidade de constante higienização das mãos e também ao distanciamento social, que para a nossa cultura de hábitos calorosos se torna por vezes tão difícil de cumprir. Porém pelo bem maior de todos tivemos de nos adaptar. O mesmo aconteceu com a prática de exercício físico. Se para muitos o ginásio era o mecanismo motivador e lugar de visita diária, fomos forçados a adaptar-nos e a encontrarmos novas soluções. Por outro lado, para quem não era um entusiasta do exercício físico criou-se espaço e disponibilidade para começar. Temos em princípio mais tempo livre e menos opções para ocupar os tempos de lazer. do O momento que vivemos é de recolhimento em casa, por isso todos tivemos de encontrar soluções.
Deixamos aqui algumas dicas para traçar um possível caminho para uma vida mais saudável mantendo-nos ativos e em boa forma.
- Em primeiro lugar temos de encontrar um espaço em casa onde possamos exercitar-nos sem correr o risco de derrubar algo sobre nós, na sala, no quarto, na cave ou na garagem, o importante é começar;
- Definir um horário também é uma excelente ideia pois dá-nos menos desculpas para nos escaparmos do treino, utilizar o google calendar ou alguma aplicação semelhante;
- Finalmente definir como serão os meus treinos:
--> Fazendo as aulas online que o meu ginásio habitual, entretanto iniciou?
--> Ou escolher uma app?
--> Inscrever-me numa plataforma online?
--> Procurar aulas gravadas por personal trainers no Youtube?
--> Ou mesmo definir o meu próprio treino, o que não é fácil, exige experiência e disciplina.
Também teremos que escolher que modalidade praticar ou mesmo combinar algumas delas. Ficam aqui algumas sugestões:
CROSS TRAINING: também conhecido como treino funcional tem-se tornado muito popular. Tem como vantagens o treino poder ser efetuado somente com o peso do próprio corpo, podendo também utilizar-se alguns equipamentos como halteres, kettlebells, elásticos entre outros para aumentar a intensidade. Para além disso a duração das sessões de 30/35 minutos para quem tem pouco tempo torna-o muito atrativo, assim como a diversidade de exercícios, conjugados entre exercícios cardiovasculares e de força o que o torna muito completo. Pode possibilitar a perda de até 700 caloria por hora.
Benefícios a tomar nota:
- Melhor resistência cardiovascular e respiratória;
- Intensifica a definição muscular;
- Aumenta a coordenação e flexibilidade;
- Melhoria de agilidade e velocidade.
MUSCULAÇÃO: a musculação é mais do que um treino de força para aumentar a massa muscular note-se que para ser eficiente é muito importante realizar todos os exercícios com uma postura correta. Permite perder 300 a 500 calorias por hora, dependendo claro de diversos fatores como intensidade do treino, condição física da pessoa, alimentação, entre outras. Esta modalidade tem vários benefícios a não esquecer:
- Melhora a nossa postura, reforçando os músculos da coluna;
- Se acompanhado de uma alimentação saudável permitirá acelerar o metabolismo e a queima de gordura;
- Tonificação muscular resultado da perda da massa gorda e aumento da massa muscular;
- Aumento da densidade óssea prevenindo fraturas, naturalmente que terá de estar associado a uma alimentação saudável adequada.
PILATES: desenvolvido no início do século XX pelo alemão Joseph Pilates consiste num conjunto de exercícios com o objetivo de melhorar a postura, a força e a flexibilidade. O core (toda a faixa muscular abdominal) era vista pelo fundador da modalidade como a mais importante pois sustém a coluna, os órgãos internos e a postura correta. Assim é essencial fortalecer o core. O Pilates pode ser praticado utilizando aparelhos, mas poderá praticá-lo tendo somente um tapete de exercícios. Se a aula for de alta intensidade pode haver um queimo calórico de cerca de 400 calorias. Alguns benefícios da sua prática:
- Previne lesões;
- Alívio de dores lombares;
- Aumento de massa muscular, tonificação muscular;
- Maior consciência corporal possibilitando otimização da prática desportiva;
- Melhor postura, equilíbrio e coordenação;
- Melhoria da flexibilidade
CORRIDA: os treinos de corrida são excelentes para queimar gordura e promover o gasto calórico. Têm a vantagem de não necessitarem de grande planeamento. Basta sair para uma corrida ao ar livre ou nos tempos que correm optar por correr na passadeira. Colocar uma música ou assistir à nossa série preferida e o tempo passa a voar. Devemos começar com um ritmo mais lento e depois ir aumentando a intensidade a cada novo treino. O gasto calórico poderá andar entra as 600 e as 700 calorias. Quem estiver a começar deverá iniciar treinos curtos para o corpo se ir adaptando e prevenir lesões. Algumas vantagens:
- Perda de peso e elevado gasto calórico;
- Melhoria cardiorrespiratória;
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Controlo da pressão arterial;
- Reforço muscular.
E quando simplesmente não tiver tempo para mais nada salte à corda, em 15 minutos pode queimar até 300 calorias, a grande questão é aguentar a intensidade, mas comece lentamente e todos os dias poderá ir acrescentando mais 1 minuto.
O que têm em comum todas estas modalidades e a prática de exercício físico em geral é que ficamos com uma sensação de satisfação de dever cumprido. Perdurando uma sensação de bem-estar e conforto, diminuindo o stress do dia a dia e as tensões e ansiedades que vamos acumulando. Bons treinos!