SKATEBOARDING
A história do skateboarding começou na década de 20/30. Mas foram os surfistas da Califórnia que o popularizaram levando as pranchas também para as ruas para se divertirem nos dias sem ondas ou sem maré favorável. Mas o verdadeiro arranque do skateboarding foi nos anos 70 quando Frank Nasworthy introduziu as rodas de poliuretano que trouxeram velocidade, controlo e suavidade à prática da modalidade. Nesta década um grupo de rapazes os Z-Boys revolucionaram ainda mais a modalidade, lançaram a moda do uso de piscinas vazias para praticar manobras de skate. No final da década em 1979, Alan Gelfand inventou a manobra hoje conhecida como Ollie que é a base para tantas outras manobras, vindo alargar significativamente as possibilidades de abordagem dos skaters. A década de 80 também foi um importante período para o desenvolvimento da modalidade, trazendo dois grandes nomes do Skateaboarding. Rodney Mullen que desenvolveu inúmeras manobras e foi um dos grandes revolucionários da modalidade, já que grande parte das manobras que existem hoje foram da sua criação ou tiveram origem na sua criatividade. Outro nome incontornável é o de Tony Hawk que procurou sempre ultrapassar os seus limites, para muitos o melhor skateboarder de sempre. Foi o primeiro a conseguir realizar a manobra 900.
Hoje em dia temos diversas modalidades na prática de skateboarding, aqui ficam algumas delas:
- Street - possivelmente a modalidade mais praticada e difundida, os praticantes usam o relevo e arquitetura da cidade para praticarem skate, descida de escadas, corrimões, bancos, há uma infinidade de obstáculos e de possibilidades.
- Freestyle - consiste numa série de manobras executadas no chão em sequência sem envolver obstáculos.
- Vert ou vertical - é praticada em pista, e pode ser subdividida em outras modalidades, variando sempre a forma da pista. As manobras podem ser aéreas ou deslizando pela borda. Temos por exemplo a conhecida pista em forma de U designada Half-pipe. Temos também a Bowl em forma de piscina e a Big Air com a sua mega rampa.
- Downhill Slide - descida em estrada executando manobras para controlar a velocidade.
- Longboard Downhill - semelhante ao slide, mas utilizando uma prancha mais longa aproveitando mais os contornos da pista.
- Mini-rampas - basicamente temos um mini half-pipe, as rampas têm até 2 metros de altura. Excelentes para se iniciar e praticar as manobras, fundamental para qualquer evolução.
Os X-GAMES são o maior Campeonato da modalidade, transmitidos desde os anos 90 pela cadeia televisiva americana ESPN, é o mais conhecido de entre os campeonatos de desportos radicais, reunindo os nomes mais famosos da modalidade. São disputadas as modalidades de Vert, Big Air, Street e Park.
Para começares a praticar basta arranjares um skate e não te esqueças das proteções, capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas e é começar a deslizar por aí.